na cabeceira

literatura & diarices

Demonologistas - os Warren contra as forças das trevas






Outubro é um mês muito especial para mim. Durante todo o ano, fico mais ou menos sozinha na minha empolgação ao assistir filmes de terror e ler sobre fantasmas, demônios e o sobrenatural. Mas, em outubro, todo mundo entra na roda comigo e fica falando sobre as coisas de que eu falo durante o ano todo. Infelizmente, não pude ler e ver tantas coisas de terror como queria em outubro passado porque minha história de terror da vida real foi o TCC (que já está entregue, finalizado e defendido!). Mas sempre dá pra arranjar espaço pra um pouco de sobrenatural quando se quer. E foi por isso que li Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, de Gerald Brittle. O livro é uma obra de não-ficção que faz um recorte em alguns momentos da vida do casal Warren. O site da editora o descreve da seguinte forma: 


Ed & Lorraine Warren: Demonologistas
Gerald Brittle
272 páginas
DarkSide
Tradução: Giovanna Louise Libralon

Sobre o que é: Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral. Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas do livro para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. Principalmente para aqueles que não têm a pretensão de negar fenômenos que nem mesmo a ciência é capaz de explicar. 
Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.
Lançado originalmente em 1980, e até então inédito no Brasil, o livro é, sem dúvida, o mais completo dossiê sobre os exorcistas/caçadores de fantasmas mais famosos do mundo. Nas páginas do livro, o leitor acaba se tornando um pouco mais íntimo de Lorraine Rita e Edward Warren Miney. Duas almas gêmeas que se completavam ao dividir, entre tantas coisas, a mesma vocação: oferecer ajuda espiritual aos possuídos e atormentados.

Para algumas pessoas, ler esse livro é pura diversão e uma extensão dos filmes. Há quem não acredite em uma palavra do que Ed e Lorraine Warren disseram. Para mim, no entanto, a coisa não foi bem assim. Eu cresci numa casa mal-assombrada (de verdade), então muita coisa que eles contam sobre casas que foram visitar são coisas que vi na minha própria enquanto crescia. É bem estranho perceber que as coisas que vivi não são tão incomuns assim - e, de fato, são bizarras o suficiente pra estarem em um livro sobre demonologistas, risos. Mas, tirando a experiência pessoal, que me fez reconhecer certas situações e sentir mais medo do que o normal durante a leitura, o livro é excelente. 

Ainda que não se acredite em espíritos, assombrações e demônios, é bem difícil ler um livro como esses e não se sentir nem um pouco desconfortável no meio da noite, quando se acorda às 3h da manhã, sem motivo aparente. Como o próprio Ed Warren disse, o período da noite consiste nas horas psíquicas, as horas em que o mundo preternatural tem mais acesso ao nosso. E o horário das 3h da manhã - ou 3h30, 3h33 - é um momento simbólico, que pode ser usado como zombaria pelo demoníaco para atacar o cristianismo e mostrar poder satânico. 


Estou longe de ser uma pessoa religiosa mas, mesmo assim, não pude deixar de olhar pra trás algumas vezes, durante a leitura, para me certificar de que não tinha um demônio me encarando enquanto eu estava concentrada. Embora os relatos contidos em Demonologistas tenham feito parte da vida do casal Warren e, portanto, não sejam fictícios, os descrentes podem ler o livro como uma obra de ficção e sentirem-se assustados com as histórias de terror ali presentes. 

Publicado originalmente em 1980, o livro conta com uma pesquisa atenta do escritor, que realizou diversas entrevistas com Ed e Lorraine Warren na época, tendo tido acesso aos arquivos sobrenaturais guardados por eles. Para além de um simples livro com histórias de terror, essa é uma biografia sobrenatural do casal, uma memória daquilo que viveram e aprenderam a respeito de espíritos humanos e inumanos. 

~A boneca Annabelle real, no Museu do Ocultismo~

Eles passaram mais de cinquenta anos ajudando pessoas atormentadas por espíritos humanos e inumanos, atuando como investigadores paranormais, nos Estados Unidos. Lorraine era uma clarividente natural enquanto Ed era um demonólogo autodidata - o único "leigo" reconhecido pela Igreja Católica. O acervo sobrenatural do casal - em geral, objetos amaldiçoados ou assombrados por espíritos dos casos em que trabalharam - encontra-se no Museu de Ocultismo, criado por eles, nos EUA. A vida do casal tem inspirado diversas narrativas fictícias de terror, muitas delas cinematográficas. As mais conhecidas estão em filmes como Invocação do Mal 1 e 2 (The Conjuring) e Annabelle, livremente inspiradas em acontecimentos que os Warren presenciaram. Entre possessões demoníacas, poltergeists, espíritos humanos e casas mal-assombradas, ler Demonologistas é mergulhar em um universo peculiar e assustador. 

3 Comentários

  1. sou tao medrosa que precisei me conter pra não olhar pra trás durante a leitura da postagem, só pra garantir dksjdk

    uma amiga minha tem o livro e sempre tive curiosidade em lê-lo, mas saber que as histórias são reais me deixa receosa. por enquanto fiquei só nos filmes e já foi o bastante pra me fazer dormir com dificuldade por umas semanas dsjdk mas admiro tua coragem e espero desenvolver um pouco de coragem com o passar dos anos, pois imagino que seja uma leitura fantástica

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito virada ao terror, mas confesso que gosto bastante das histórias que esses dois contam por ai. Gosto muito do seu jeito prático de resenhar as coisas <3

    http://isabelpastel.blogspot.com/2020/03/sobrevivendo-quarentena-001.html

    ResponderExcluir
  3. eu amo essa temática e tô querendo ler esse livro ♥

    só tô esperando meu cérebro voltar a funcionar porque tá foda HAHAHA nem livro de maternidade tá rolando ler

    ResponderExcluir

Postar um comentário