na cabeceira

literatura & diarices

A tag dos 50%: o que li até agora

Jovem decadente, de Ramon Casas, 1899

Metade do ano já passou e chegou a hora de fazer uma das minhas coisas preferidas do mundo bloguístico: a TAG dos 50%. Ela consiste basicamente em responder a algumas questões sobre as leituras feitas durante o primeiro semestre do ano. Foram 27 livros lidos até agora. Vamos lá! 

  1. O melhor livro que você leu até agora
    Muito difícil porque, para falar a verdade, olhando agora a minha lista de livros lidos, não tem nenhum que tenha se destacado tanto - fora algumas releituras. Frankenstein foi uma redescoberta maravilhosa, então vai ele ao lado de Ricardo III, do Shakespeare. Eu certamente não estava esperando rir tanto lendo Shakespeare (o que é total falha minha porque né, o homem era amplamente conhecido por seu humor). 

  2. A melhor continuação que você leu até agora 
    A noiva do capitão, da Tessa Dare. Tive uma semana em que li cinco livros dessa mulher, todos da mesma série, e foi simplesmente maravilhoso. O meu preferido continua sendo o primeiro que li (que na verdade é o segundo da série, mas eu só me dei conta disso depois), Diga sim ao Marquês, mas em termos de continuação eu simplesmente amei A noiva do capitão. É divertido, tem uma protagonista que escreve cartas e faz fanfic de si mesma... Rolou uma certa identificação, foi ótimo. Além disso, eu adoro o clima escocês do livro, risos. 

  3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito 
    Eu honestamente estou tentando me manter longe dos lançamentos, mas sempre lembro que Gótico Mexicano existe e fico nervosa querendo lê-lo. 

  4. O livro mais aguardado do segundo semestre 
    Finalmente um novo (pra nós) livro da Shirley Jackson será publicado no Brasil!!!! É O homem da forca, que será lançado logo logo e estou ansiosa para que a Companhia das Letras me envie esse livrinho. 

  5. O livro que mais te decepcionou 
    Mulheres extraordinárias: as criadoras e a criatura. Não me entendam mal, a biografia é ótima e eu realmente amei conhecer melhor as vidas de Mary Wollstonecraft e Mary Shelley. Mas não estava esperando por toda a gordofobia da autora, Charlotte Gordon. Foi bem decepcionante. 

  6. O livro que mais te surpreendeu 
    Diga sim ao Marquês. Eu não estava esperando nada da Tessa Dare, só decidi ler algo dela porque ela é bem querida no twitter e está aprendendo português para se comunicar melhor com seus leitores brasileiros, o que achei bacana. Mas não é que os livros dela são realmente bons? Eu não sou de histórias de amor, romances românticos, essas coisas, mas adorei tudo o que li dela até agora. 

  7. Novo autor favorito (que lançou seu livro nesse semestre ou que você conheceu recentemente) 
    Tessa Dare hahahaha 

  8. Sua quedinha por personagem mais recente 
    Quando eu estava escrevendo esta lista, pensei que a resposta para essa questão seria diferente, mas o único nome que me chama a atenção é o de Rafe, personagem de Diga sim ao Marquês (temos uma nova obsessão por aqui, será?). Ele é fechado, mas querido quando realmente se importa. Tem umas vibes meio Heathcliff, porém sem ser abusador e criminoso, apenas um pouco ~~rebelde de uma forma mais rústica. Gosto. 

  9. Personagem favorito mais recente 
    Minerva Highwood, de Uma semana para se perder. Ela é tão introvertida e se interessa por coisas tão específicas que não tive como não pegar ternurinha. Queria outros livros dela, inclusive. 

  10. Um livro que te fez chorar 
    Eu tenho uma regra de não ler livros que me façam chorar. E é bem verdade que eu raramente choro no geral, mas essa regra vem a calhar agora na pandemia, já que eu leio ficção porque gosto, se fosse pra chorar eu iria ler as notícias. Mas What are you going through, da Sigrid Nunez, chegou perto. Em alguns momentos tive de largar o livro de lado e colocar um episódio de Parks and Recreations porque tava difícil. 

  11. Um livro que te deixou feliz 
    Acho que nem preciso dizer que a minha maior felicidade literária deste ano até agora foi ler Tessa Dare hahahaha 

  12. Melhor adaptação cinematográfica que você assistiu até agora 
    Emma. continua sendo a melhor adaptação cinematográfica que já assisti - e a reassisti algumas vezes neste ano. 

  13. Sua resenha favorita do semestre 
    Eu amei escrever sobre A insustentável leveza do ser, do Milan Kundera. Quem me conhece sabe que eu tenho dois livros favoritos: esse e O Morro dos Ventos Uivantes. Mas sempre me foi muito difícil escrever sobre livros que eu amo. Ainda não é uma resenha perfeita, mas é uma emocionada, e foi ótimo escrevê-la. 

  14. Livro mais bonito que você comprou ou ganhou 
    Eu honestamente não consigo lembrar de nenhum livro em específico agora. Acho que todos são bonitos? Pelo menos, não teve nenhum que se destacou dessa maneira. 

  15. Livro que você precisa ou quer muito ler até o final do ano 
    Todos? Risos. Sempre dou prioridade aos livros de parceria, mas este ano, nesta pandemia, tá tudo tão esquisito e com um ritmo diferente que nem sei. Tenho escolhido mais ou menos assim: livros do Clube do Livro Querido Clássico, livros de parceria, livros que quero ler porque sim. E tem sempre os livros que leio para o trabalho. Mas estou ansiosa para reler Drácula, de Bram Stoker. 


5 Comentários

  1. Oi, Mia!
    Ai, agora vou ter que ler Tessa Dare hahaha Dessa onde de livros de época ainda não li nenhum, acredita? Vou adicionar o primeiro no meu skoob.
    Nossa, você falou em Sigrid Nunez... Eu li O amigo e achei SENSACIONAL. Chorei um bocadinho porque é triste, mas achei tão bem escrito, que valeu a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Juro: Tessa Dare é maravilhosa! Eu nunca tinha lido nenhum desses livros de época também, mas tô amando ler as histórias dela. O Amigo eu tenho aqui, mas ainda não tive coragem de ler por parecer bem triste. Mas tive de ler esse outro pra o trabalho e gostei tanto - embora seja triste pra caramba - que tô querendo encarar esse outro. Vamos ver, né.

      Bjo!

      Excluir
  2. Oi, Mia!
    Perai que eu vou pesquisar Tesa Dare no Google... Vai ser que nem Ferrante morro de vontade de ler essa mulher mas, o livro custa os olhos da cara!

    https://expressoliterarios.blogspot.com

    Xoxo

    ResponderExcluir
  3. Oi Mia!!
    Essa tag é maravilhosa, amo tags literárias porque sempre me fazem colocar livros novos na minha lista de leitura. Esse ano li poucos livros por falta de tempo, e ainda não li nenhum desses que você mencionou, eu amei as indicações. Beijinhos.

    anthemis

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu amei essa TAG e amei as respostas. Quero até ler Tessa Dare também hahaha vou fazer a TAG essa semana lá no Fright 💕

    ResponderExcluir

Postar um comentário