na cabeceira

literatura & diarices

Bruxas e seus laços de magia

Bruxas - Laços de Magia
Tiffany Calligaris
318 páginas
Planeta
Ano de publicação: 2017 

Sobre o que é: Madison Ashford é uma guria que está começando seu segundo ano na faculdade de Design Gráfico quando um dia esbarra em um rapaz muito estranho que faz ela ficar alarmada. A vida continua a mesma, ou assim pensou ela porque a partir daí coisas bizarras começam a acontecer e Madison se vê envolvida em algo muito mais antigo e perigoso do que pode imaginar. 

Por que ele é bom? Ano passado eu iniciei as leituras anuais com a série House of night, aquela mesma que fala de vampiros adolescentes wiccanos. Este ano não foi diferente, mas ao invés de uma história de vampiros acabei escolhendo um livro sobre bruxas para iniciar 2018. 

Sim, bruxas, porque nem só de clássicos vive este blog.
E já vamos aproveitar pra deixar claro que TÁ TUDO BEM ler livros sobre bruxas adolescentes. TÁ TUDO BEM ler livros sobre vampiros adolescentes. TÁ TUDO BEM ler livros sobre o que diabos for. Desde que não se encha o saco alheio com "mimimi, sou mais adulto que você porque leio só classicão na língua original de publicação mimimi".

~Rebecca Bunch dançando sem se importar com a opinião alheia total me representa~

Dito isso, vamos lá: li esse livro em 1 dia. Sim, ele tem 318 páginas. Sim, eu o li em um dia. Simplesmente porque ele é demais.

A história é basicamente essa mesmo: Madison tem vinte anos e está no segundo ano de Design Gráfico numa faculdade em Boston. No primeiro dia de aula ela esbarra com um cara estranho e bonitão (adoro esses clichês de romances sobrenaturais) e TODAS AS LUZES DO CORREDOR EXPLODEM. Sim, todas. Mas o rapaz acaba sumindo e Madison vai pra aula tentando não pensar a respeito daquilo, até porque seu namorado, Derek, estaria lá com ela e não é bacana ficar pensando numa pessoa quando se está com outra. Chegando na aula, ela e sua amiga Lucy conhecem duas meninas novas: Lyn e Masie Westwood, duas irmãs extremamente provocativas que já chegam causando a maior impressão. E é em torno dessas personagens e de assassinatos misteriosos envolvendo rituais satânicos que a história gira.

Eu nunca havia lido nada de literatura argentina e não conhecia a autora, mas a surpresa foi totalmente boa porque a escrita da Tiffany é muito descontraída. A narrativa é em primeira pessoa e a impressão que dá é que somos amigas da Madison e ela está nos contando o que aconteceu com ela. Adoro esse tipo de narrativa porque me vejo imersa na história e sinto que a Tiffany acertou demais ao escolher usar a 1ª pessoa na hora de escrever esse livro, pois acho que o enredo não funcionaria tão bem se não houvesse esse contato direto com as emoções da Madison.

Poderia ser apenas mais uma história sobre um triângulo amoroso com uma pegada sobrenatural, mas não é. Vi muita gente falando que gostaria que o livro fosse mais sobre magia e menos sobre a construção de personagens, mas esse é o livro introdutório de uma série (que ainda não foi totalmente publicada no Brasil, mas espero que a editora Planeta dê um jeito nisso logo ou terei de aprender espanhol pra ler os livros na edição argentina mesmo), e como todo livro introdutório ele se foca mais nas relações humanas, pra apresentar as personagens, do que numa trama de muita ação e loucuras - apesar de que há bastante ação sim, tanto que não consegui desgrudar do livro.


 
Uma coisa de que gostei bastante é da pesquisa histórica que a Tiffany fez para escrevê-lo. Quem conhece um pouco da história da bruxaria sabe que o episódio da caça às bruxas em Salem é um terrível marco da intolerância ao diferente. A Tiffany explorou bem a história de Salem e a usou como base pra Bruxas, reescrevendo a história de uma forma incrível e original. 

Amei também como os animais são figuras importantes no livro. Não vou dar spoilers, mas quem é metido em bruxaria já deve saber do que estou falando. 

Por que ele é ruim? Ele não é ruim, mas o Michael, o mocinho galã da trama, tem uma atitude MUITO errada e abusiva e realmente espero que a autora dê um jeito nele nos próximos livros porque assim não dá pra aturar. NÃO HÁ BELEZA QUE RESISTA A UM HOMEM QUE ACHA QUE PODE TUDO.

Você vai gostar se... não resiste a um livro sobre bruxas, adora a temática sobrenatural, sente falta de Harry Potter ou amou House of Night

Em um quote: 
 
“[...] Gatos pretos, Dia dos Mortos, fantasmas... Tinha alguma coisa acontecendo, alguma coisa que eu estava insistindo em ignorar.”

27 Comentários

  1. eu adoro livros da américa do sul e acho que vou me arriscar nesse! aproveitar que não é uma série grande :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa, que livro mais incrível! Acho que nunca li nada relacionado a bruxas, mas fiquei mega curiosa pra ler este... Só acho que o mocinho me irritaria um pouco, mas fora isso, hehe.. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo que por ser um livro introdutório ele deva apresentar mais os personagens, até para uma melhor compreensão dos fatos depois. Como a série não está completa, não vou ler por agora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o que disse que não há problema gostar de livros de bruxas ou vampiros adolescentes desde que não se ache mais ou menos maduro que outra pessoa por isso. CONCORDO PLENAMENTE! <3

    Eu me interessei demais pela premissa da história e já estou aqui adicionando na minha lista! Espero também que logo os demais livros sejam publicados no Brasil!

    Amei sua resenha e muito obrigada pela indicação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Tudo bom?
    Não conheço ano livro, mas como amante de historias com bruxas com certeza fiquei super interessada na leitura.
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Normalmente gosto de livros assim, por isso fiquei bem interessada na história, parece que eu iria curtir bastante.
    E amei os gifs que você usou na resenha!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Ola! Adorei o enrendo e as imagens divertidas também, não ligo a mínima se é teen e sou apaixonadas por bruxas! rs
    Adorei ler sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia essa obra, mas fiquei bastante curiosa, de verdade. Não sou acostumada a ler esse tipo de livro, apesar de amar esse gênero, não vejo a hora de conferir essa história.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. AHHH, QUERO!
    Primeiramente, amei seu blog e já segui! Incrível sua maneira de escrever, parece mais uma conversa e isso é muito bacana! E o livro é realmente incrível, adoro clichê sobrenatural, meio crepusculo. E amo bruxassss, então quero esse livro pra ontem!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, li algumas resenhas de Bruxas e Seus laços de magia, parece ser de fato uma boa leitura, talvez eu solicite para a Planeta agora em 2018. Gostei da sua resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Nossa esse discurso de "sou mais culto porque leio clássicos" me dá nos nervos! hahaha a gente tem que ler aquilo que tem vontade.
    Eu AMEI essa indicação, não conhecia esse livro e amo bruxas, apesar de não ter costume de ler romances sobrenaturais. Vou dar uma olhada melhor nesse livro, faz tempo que não faço isso de ler um livro todo em um dia por ele ser muito bom.
    Amei a resenha!
    Beijos,
    Meio Wandinha

    ResponderExcluir
  12. Que saudade que eu fico dessas tramas "adolescentes" e com temas sobrenaturais! De verdade. Ler livro de adulto cansa às vezes hahaha

    ResponderExcluir
  13. AAAAAH Que delícia saber que alguém apoia leituras levinhas <3 Tô lendo Guerra e Paz, que é um clássico daqueles bem pesados, e tô alternando com um livro que peguei de graça na Amazon, A Fênix Azul, que é bem adolescente, envolve LGBT e tem uma magia bem construída, super interessante e divertido. É bom ter essa diversidade, faz a mente relaxar e ter mais clareza :) Ei e que legal saber que a autora é argentina! Geralmente o que é de literatura latina a gente só acaba conhecendo os grandões, renomados, ganhadores de Nobel... e fica meio chato, porque tem muito autor iniciante e bons surgindo né? Indicação maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Parece ser uma daquelas histórias bem estruturadas, porque se é pra falar de bruxa tem que ser bem feito né.
    Fiquei super curiosa com a trama e espero ler em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Confesso que estou meio saturada de vampiros ao memso tempo que nunca li nada de bruxas e adorei a parte do mimimi, então quero ler Laços de Magia, ainda mais por saber que você leu em 1 dia. Livros introdutórios são
    importante em séries. Que bom que foi explorado acontecimentos importantes dentro do tema, sem dúvida é uma leitura que quero fazer.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Como assim ainda não foi publicada a série, só esse livro? AAAAAAA QUERO LOGO! Amo essas histórias adolescentes e concordo contigo, TÁ TUDO BEM LER QUALQUER COISA! não conhecia a autora e nunca li nada argentino, dica valiosa!

    ResponderExcluir
  17. Ola
    Gosto do tema, mas não gosto de livros adolescentes (nada contra mas algumas atitudes dos personagens me irritam), mas para livros de fantasia acabei criando uma tecnica de leitura: me foco no mundo que o autor esta nos propondo, na história em si e assim acabo esquecendo da idade dos personagens, então sendo assim já li alguns de fantasia e foi até o fim. Vou anotar a dica paa uma leitura no futuro.
    Adorei a sua empolgação.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Oláa

    Sou a doida dos livros de fantasia e esse está na minha lista faz tempo que até tinha me esquecido hahahaha Também amo histórias adolecentes, sempre que leio fico pensando na minha época de escola, a doida né hahah Pena que ainda não saiu toda a serie ainda, gosto de começar serie quando pelo menos dois livros ja foram lançados, não aguento esperar kkk


    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro livros com essa pegado sobrenatural! Preciso trazer um pouco mais de bruxaria pra minha vida em 2018 HAHAHA o meu único receio é com relação a personalidade do tal mocinho, não gosto de personagens com essa personalidade escrotinha :/ Espero que a autora possa dar o seu jeitinho nos próximos livros! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  20. Eu acho a premissa desse livro bem interessante e desde o lançamento eu tenho vontade de lê-lo. Gostei bastante da tua resenha e adorei poder saber um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Adoro tipos YA de fantasia, cresci aprendendo de gostar de ler por causa deles <3 Faz bastante tempo que não leio sobre bruxaria e adoraria conhecer essa turminha, especialmente porque a protagonista é uma garota (amo representatividade, amém). Apesar de eu não gostar muito desses clichês amorosos, acho que conseguiria relevar essa parte. Fiquei bemmm curiosa e, como não gosto nadinha de espanhol, espero que alguma editora daqui publique essa série para que eu possa lê-la. Obrigada pela dica :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Primeiramente, o importante é ler. Segundo, não conhecia o livro, mas não curti a premissa, por eu não ser o público alvo, com certeza vou me irritar com os personagens. Vou indicar pra minha irmã, que curte mais livros assim.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gosto de livros com essa temática, mas ainda não conhecia esse. Vou anotar a indicação e estarei lendo logo que tiver oportunidade. Ótima resenha, bjooo

    ResponderExcluir
  24. Olá Mia, eu não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa e eu estava procurando um livro com um enredo com bruxas mesmo *-* Adorei a dica e estou torcendo para a autora da um jeito no mocinho nos próximos livros.

    ResponderExcluir
  25. Que demais! Amo histórias sobrenaturais e essa parece ser incrível. Estou curiosa para desvendar esses acontecimentos estranhos e esses personagens enigmáticos haha. A sua resenha está ótima, espero conferir essa obra um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  26. oi,Mia... curto bastante histórias sobre bruxas, oculto e afins... fiquei curiosa com o livro pela referência a Salém... espero ter a chance de ler...bjs...

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Até gosto do tema, mas assim como outras pessoa mencionaram eu pensei que teria mais coisas sobre magia.
    Aí fiquei na dúvida se gostaria do livro já que você mencionou HP, que amo, e também House of Night, que odeio hahahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário